quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Obra em técnica mista, nylon de Carla Schwab.

arte conteporanea

Artistas Contenporâneos

PORO

"O Poro é uma dupla de artistas de Belo Horizonte, Brasil, que atua desde 2002 realizando intervenções urbanas e ações efêmeras.

Os trabalhos do Poro buscam levantar questões sobre os problemas das cidades através de uma ocupação poética dos espaços. Seus integrantes acreditam que a cidade deve ser cada vez mais reivindicada como espaço para a arte. Através de suas ações, tentam problematizar a relação das pessoas com a arte, a relação das pessoas com a cidade e a relação da arte com a vida.

De acordo com o jornalista cultural Sergio Rosa, o Poro "age por meio de diferentes linguagens, focalizando seus trabalhos, principalmente, no questionamento do ambiente urbano, em críticas políticas ou em ações poéticas. Com um discurso de ironia ácida (ou acidez irônica), o Poro interfere aproximando a política da arte, no contexto rotineiro: fazendo intervenções em canteiros abandonados, distribuindo panfletos no cento de grandes cidades, pregando letras na sarjeta…" (Rosa, 2006)

Entre os aspectos de se fazer trabalhos nas ruas, esses são alguns pontos destacados pelo Poro:

  • o fato de que as pessoas podem se relacionar diretamente com o trabalho sem que nenhum aparato esteja o definindo como arte é um deles;
  • o trabalho, ao estar na rua, ganha autonomia e passa a estar sujeito a interferências e apropriações dos passantes
poder fazer os trabalhos de forma autogestionada, sem depender do aval de nenhuma instituição que conceda espaço para a veiculação dos trabalhos – basta definir a proposta, se organizar, dividir os custos e… fazê-lo."

Por:Natachi,Hélida,Renata,Augusto,Antônio Carlos e Daniel...



FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Poro

"Os Gêmeos" / Yury Coutinho Turma 2001 /





"Os Gêmeos são uma dupla de irmãos gêmeos idênticos grafiteiros de São Paulo, nascidos em 1974, cujos nomes reais são Otávio e Gustavo Pandolfo. Formados em desenho de comunicação pela Escola Técnica Estadual Carlos da Campos, começaram a pintar grafites em 1987 e gradualmente tornaram-se uma das influências mais importantes na cena local, ajudando a definir um estilo brasileiro de grafite.

Os trabalhos da dupla estão presentes em diferentes cidades dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, entre outros países. Os temas vão de retratos de família à crítica social e política; o estilo formou-se tanto pelo hip hop tradicional como pela pichação.

Em 22 de maio de 2008, executaram a pintura da fachada da Tate Modern, de Londres, para a exposição Street Art, juntamente com o grafiteiro brasileiro Nunca, o grupo Faile, de Nova York; JR, de Paris; Blu, da Itália; e Sixeart, de Barcelona."


Fonte: wikipédia